domingo, 5 de dezembro de 2010

I Want To Break Free!... I Want To Be Tri!

Juro que quando falei sobre a obsessão por tricampeonatos, na postagem anterior, eu não pensei no Fluminense. Jamais imaginaria que os tricolores iriam tentar convencer a todos que eles já venceram três Brasileirões.

Tudo bem que afirmem que temos memória curta, mas eu tenho certeza que o primeiro campeonato brasileiro aconteceu em 1971, vencido pelo Atlético Mineiro. Mais que isso, lembro perfeitamente da comemoração tricolor em 1984. Gritavam: “É campeão!”
E realmente foram, assim como em 2010 conquistaram o bi.

Como posso me lembrar da comemoração? Esqueceu da obsessão? No ano anterior o Flamengo havia se tornado tri (1980/1982/1983). Se conquistasse o campeonato de 1984, além de se tornar o primeiro tetracampeão, teria conquistado um tri real, ou seja, teria vencido por três anos seguidos.

O campeonato que o Flu afirma ser o seu primeiro Brasileirão era um torneio chamado Roberto Gomes Pedrosa. O Fluminense ganhou a sua última edição, em 1970.

O argumento tricolor é que aquele torneio funcionava “como se fosse” um Brasileirão.
Qual é? Estes papos de “como se fosse”, “praticamente”, e “se não fosse isso seria aquilo” está no mesmo nível do “campeão moral”, inventado pelo Cláudio Coutinho, técnico da seleção brasileira que não ganhou o campeonato mundial em 1978, embora tenha se mantido invicta.

Diga-me a verdade. Se aquele problema que não sai da cabeça está “praticamente” resolvido isto deixa alguém tranqüilo?

Lembra da calça com a qual você sairia outro dia “se não estivesse tão apertada na cintura”? Saiu com ela? Claro que não!

E o médico que conversa com uma família que aguarda notícias de um parente acidentado, internado em um hospital de emergência e diz que o paciente foi prontamente atendido e “quase” sobreviveu? Caraca! Quer dizer que o cara morreu! Tá mortinho! Pode conferir.

Mulher de amigo meu “é como se fosse” homem... Não vou nem completar a frase canalha.

Comemorem, amigos tricolores, vocês merecem. Mas não se esqueçam. Estão comemorando dois campeonatos brasileiros.

Parabéns pelo bi. E não fiquem paranóicos em buscar um tri, no passado ou no futuro. É possível que voltem a ganhar, mas pode demorar.

4 comentários:

  1. Tem o ponto de vista de um possível tetra campeonato devido ao título de 1999. Da 3ª divisão...

    ResponderExcluir
  2. Concordo...Acho isso mesmo. Somos Bi e o Flamengo é Penta e o Vasco é Tri....

    ResponderExcluir
  3. E o BOTAFOGO É Bi-campeão...!
    1968 e 1995!
    O campeonato Brasileiro antes tinha o nome de "TAÇA BRASIL"!!!

    ResponderExcluir
  4. Bem Amigos...

    Taça Brasil sim, até 1968. Depois Torneio Roberto Gomes Pedrosa.
    Campeonato Brasileiro, Brasileirão mesmo só de 1971 pra cá. Teve o impasse de 1987.Briga da CBF e Clube dos Treze, um monte de brigas no tapetão. Tanto faz o Mengão ser Penta ou Hexa. A maioria absoluta dos Brasileiros, e em consequência, dos flamenguistas, não sabe contar mais do que os dedos de uma mão mesmo! Só sei que comemorei o título daquele ano. A alegria é que vale. Deixa os números para o pessoal das estatísticas ficarem enchendo linguiça nas narrações dos jogos pela TV e nas mesas redondas.

    ResponderExcluir

Envie seus comentários