domingo, 7 de novembro de 2010

Garotas do Tempo

Eu sempre vou perdoar as jornalistas Ticiana Villas Boas e a Flávia Freire, aquelas lindonas que apresentam a previsão do tempo nos telejornais da Band e da Globo. Muitas vezes eu nem ligo para o que elas dizem, fico só olhando aquelas belezas.
Beldades à parte, a previsão do tempo é parte importante do noticiário. A prova é que as emissoras dedicam vários preciosos minutos com a divulgação destas informações.
Muitas vezes os meteorologistas se desesperam com a confusão que os repórteres e garotas do tempo fazem, ao usar termos inadequados e muitas vezes errados. Seguem algumas dicas, caros jornalistas:
Tempo e clima são coisas diferentes. Tempo é o estado da atmosfera num determinado momento. Clima é a descrição estatística do comportamento do tempo durante um período, que pode ir de meses a centenas de anos, mas que tem 30 anos como período clássico estabelecido pela Organização Mundial de Meteorologia. Então, caros colegas, parem de dizer que “hoje o clima está bom”. Senão eu fecho o tempo!
E mais: nem toda chuva é causada por frentes frias e nem toda frente que há é fria. Existem frentes quentes, que ao contrário que se possa pensar, não traz bom tempo. Também temos frentes oclusas e estacionárias, mas eu nunca vi nenhum repórter falar sobre elas.
Outro erro constante é chamar nevoeiro de “serração”. Nevoeiro é uma nuvem em contato com o solo, ou bem próxima dele, que reduz a visibilidade, que é o alcance horizontal da visão. Serração, segundo a Wikipédia, era um tipo horrível de morte, onde a pessoa era colocada de cabeça para baixo e serrada ao meio, começando no ânus. Era colocada nessa posição pois além de perder pouco sangue, o cérebro ficava bastante oxigenado, o que permitia que a vítima tivesse uma morte demorada, e com muito sofrimento. As vítimas geralmente só desmaiavam e morriam quando o serrote chegava no umbigo.
Portanto, quando algum repórter disser na televisão ou no rádio que está havendo uma forte serração na Rodovia Presidente Dutra, por via das dúvidas fuja de lá. Risco intenso de morte macabra.
Só mais um detalhe: a palavra certa é meteorologia. Vem de meteoro, ok? Metrologia é outra ciência, a que estuda medidas.
E metereologista é a p...!

Um comentário:

  1. Deus me livre de uma serração!
    Bem-vindo à blogosfera, Maurão.
    bj,
    Helê

    ResponderExcluir

Envie seus comentários