terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Charles, Anjo 45

Pensamentos surgem inesperadamente.

Eu estava em um engarrafamento, que me fez desistir, ainda no meio do caminho, de ir à Beija-Flor. Tentando encontrar um retorno na Avenida Brasil, sem nenhum motivo aparente comecei a pensar no Haroldo, morador de rua, aliás, de praça. Da Praça São Salvador.
Lembrei que ri dele, incrédulo, debochado mesmo, quando me disse que faria 74 anos, em um determinado dia de dezembro passado. Não ri pela sua memória, mas por ele ter prometido que faria uma festa na praça :- Um garrafão de vinho suave, outro de rascante. - E carne. Seria um churrasco. Farto, segundo ele.
Dias depois eu soube que ele tentou encontrar, em vão, alguns familiares, numa cidade fora do Rio, para conseguir dinheiro para o tal churrasco.
 Fiquei mal. Aliás, fiquei péssimo!
Esta semana uma pessoa que eu amo me chamou de “anjo”. Eu rejeitei o tratamento (mas jamais o carinho. Como diz Leila Diniz, “Cafuné? Eu quero até de macaco!” - Vindo de quem veio, então!):
 - Sou anjo não, minha flor! Anjo é você!
 Sou capaz de cometer desatenções como a que citei acima.

Minha teoria é a seguinte, na boa: Está na Terra? Vivo? É humano? Então está sujeito a falhas. Qualquer tipo de falha.
Já dizia o professor Eduardo Neiva,  carrasco que detonou oitenta por cento da minha turma na faculdade: - "Não existe gesto tão baixo que um ser humano não possa cometer". - Mas é legal viver se corrigindo, só pra tentar melhorar um pouquinho o nível da gente e da humanidade.
Aí acontece uma tragédia como esta, na Região Serrana, e muita gente se comove e procura ajudar. Cada vez mais pessoas se mobilizam nesses momentos, o que faz com que eu fique orgulhoso pelo gesto tão bonito (Nunca vi tão lindo!, diria Haroldo). Por outro lado surgem uns idiotas que querem levar vantagem em absolutamente tudo, e passam a vender a rara água doada por uma fortuna.
Sou anjo não minha flor! Mas se um anjo, O Arcanjo Miguel, por exemplo, numa hora dessas,  me emprestasse sua espada...
"E o morro inteiro assim feliz vai cantar:
Disseram que ele não vinha. Olha ele aí!
Disseram que ele não vinha. Olha ele aí!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seus comentários