terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Cada Paralelepípedo desta cidade vai se arrepiar!

Final de semana espetacular no Rio de Janeiro. A diferença foi o encontro promovido pela Desliga dos Blocos, que reuniu milhares de pessoas em torno da Rua do Mercado, nas imediações da Praça XV e o início dos ensaios técnicos oficiais, promovido pela Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial, a LIESA.

Estiveram presentes foliões dos seguintes blocos (prestem atenção nos nomes das agremiações. São, por si, um carnaval!):

* Cordão do Boi Tolo
Sambamantes
Largo do Machado, Mas Não Largo do Copo
* Bloco Infanto-juvenil Largo do Machadinho, Mas Não Largo do Suquinho
* Frevo Prato Misterioso (Comemorando Jubileu de Platina)
* Butano na Bureta (Meu filho, Gabriel, junto com os amigos do CEFET-Química)
Ih! É Carnaval!
É Tudo ou Nada
Universidade do Samba
Maria Vem Com as Outras
Desliga da Justiça
Tribo do Tambor
Se Melhorar Afunda
Êpa Rei
Meu Bem,Volto Já!
Imprensa Que Eu Gamo (profissionais de imprensa)
Cardosão de Laranjeiras
Barangal
Bafafá
Cutucano Atrás
Exalta Rei
Subbloco Ni Mim Bateu
Turbilhão Carioca
Suburbanistas
F.U.B.Á (Foliões Unidos do Bloco Alheio)
Devassos da Cardeal
Escorrega, Mas Não Cai
Planta na Mente
* Fanfarani
* Berço do Samba
Maracatu GEBAV - Grupo de Estudos do Baque Virado
Cordão do Prata Preta
Volta Alice
Eu Sou Eu E Jacaré É Bicho D´Água
Corre Atrás
Bagunça Meu Coreto (Da Praça São Salvador)
Velosos & Furiosas
Batuque das Meninas
Carmelitas
Rola Preguiçosa

O encontro começou com uma roda de samba em frente à Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, e contou com a participação da passista mais bela e graciosa do Rio de Janeiro, Vanessa, Mestre Pinheiro do pandeiro, Tânia com seu xequerê, Mauro da Cuíca e o talentoso cantor Natan, todos do Batuque no Coreto.

Além da “palhinha” do Batuque no Coreto na roda de samba, eu tive o prazer em encontrar meu filho e seus amigos, gente que há alguns anos eu vi caindo, ao dar os primeiros passos, e naquele dia, caindo no samba.

Outras “celebridades” do nosso blog estavam lá: Helena, Cristina, Manoel, Sandra, Mineiro. E a surpreendente presença de Amy Winehouse. Depois de alguma confusão constatamos que não passava de uma cover da cantora. Fizemos o teste do bafômetro e a menina só havia bebido água, a falsa!

A noite de domingo fechou com grande estilo. Na Marquês de Sapucaí as arquibancadas estavam lotadas para o primeiro dia dos ensaios técnicos das escolas de samba.

Antes do ensaio, os “trabalhos” foram abertos pelas baianas das escolas, que perfumaram com flores, incenso e benjoim a Avenida. Uma grande alegria tomou conta da escola ao passar pela arquibancada do Setor Um. Minha sensitividade esotérica indicou que havia um anjo por ali. Não vi, mas senti a presença.

O ambiente de confraternização ficou mais harmonizado e até os mestres do samba que estão no céu vieram curtir a alegria da Acadêmicos da Rocinha, com a bateria sendo o ponto alto da escola, na opinião da imprensa especializada.

Sorte minha! Eu estava entre os trinta cuiqueiros que a escola levou na frente da sua bateria. Modéstia à parte, nós mandamos ver!

Entre as feras estavam Nilsinho Neon, Seu Pedro, Marcelo Picapau e Eu, da Beija-Flor (me incluí entre os feras e ninguém tinha reparado!). Janderson, Niquinho, Jovem, e mais uma galera da Imperatriz. Além da moçada da própria comunidade, é claro. Só a afinação que rolou na concentração já valeria um prêmio!

Depois desfilaram a São Clemente e o Salgueiro.

Bom demais! E o carnaval está só começando!

Cada paralelepípedo desta cidade vai se arrepiar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seus comentários