segunda-feira, 25 de julho de 2011

Quando o Sol bater na janela do teu quarto

Hoje eu acordei com a luz dos primeiros raios de Sol invadindo meu quarto por uma fresta da cortina. Resisti um pouco mas me levantei da cama e abri a janela... do Facebook!

Desde a semana passada, após ouvir críticas aos sites de relacionamentos, passei a prestar mais atenção no meu comportamento diante deles. A analogia entre janelas das nossas casas e sites da Internet é tão precisa que Bill Gates, há muito, teve a sacada de batizar o seu sistema operacional com o nome de Windows.

Eu costumo elogiar o Facebook. O site dá oportunidade da troca de informações diretas, através do bate-papo, e também permite que se compartilhe músicas, vídeos, imagens e textos de maneira rápida e ampla. E é possível realizar toda esta troca de maneira restrita, pessoa a pessoa, sem que as mensagens caiam no conhecimento dos demais “amigos”. Fascinante.

Agora me pergunto se eu, alguma vez na vida, fiquei por tantas horas debruçado na janela, como fico diante do computador. Claro que não. E todas as vezes que eu vou à janela é para tentar ver algo que me despertou interesse. Saber o que está acontecendo ao alcance dos olhos, permitir uma surpreendente visão do que é belo, novo ou simplesmente ver o tempo passar.

Mas o Facebook, além de janela, é também vitrine. A gente fica exposto, na medida que se permite, ali. Se não tivermos isto em mente estaremos sujeitos a uma superexposição que pode reverter em danos. Como tudo que “dá barato”, que “dá onda”, deve ser usado com moderação.

E nunca deve substituir os prazeres do encontro pessoal, do abraço, do bate-papo olhando nos olhos, dos jantares, das cervejas e dos cafés.

Vou dar um tempo. Gerarei mais tempo para a leitura de livros, irei mais à locadora para pegar DVDs. Comprarei uma bicicleta, irei mais à feira, curtirei mais shows e conhecerei novas rodas de samba. Farei mais amigos. Tomarei muitos chopes com eles e irei adicioná-los, por fim, ao meu Facebook, para que saibam, através dele, que eu escrevi novas postagens no Batuque Meteórico.

E assim gira o mundo.

3 comentários:

  1. hummm, uma purissima verdade!
    já pensei sobre isso tambem...

    e engraçado, que essa semana eu tomei essa mesma decisão. quem sabe a gente se encontra? :)

    ResponderExcluir
  2. Que bacana..já "sofri" consequências dessa super exposição do facebook, complica a vida da gente sem a gente procurar confusão, hehe..mas o importante é saber usar mesmo, agora..como é isso de saber usar? a gente acaba expondo fotos e mais fotos, e incluindo pessoas que são queridas, mas que ainda não sabemos se podemos confiar..e por aí vai..pode acontecer de tudo e temos que nos habituar a lidar com isso e criar ferramentas(internas) novas para isso. Abraço Mauro!

    ResponderExcluir
  3. Se o sol bater na janela do meu quarto eu vou ficar chateada. Escolhi melhor blackout para nao deixar a luz entrar.ehrhheh .
    Se quiser sugestão de filmes, acabei de comprar o box Hitchcock.

    ResponderExcluir

Envie seus comentários