segunda-feira, 14 de março de 2011

Não põe corda no meu bloco!

Não poderia ser diferente: o carnaval 2011 no Rio de Janeiro bombou!

A escritora e pesquisadora Eneida de Moraes, dizia que o carnaval possui três grandes inimigos: O estado, a igreja e a chuva. A igreja foi para algum retiro, a prefeitura tentou “organizar”, autorizando um número limitado de blocos, entre os inúmeros que surgem a cada ano. Aumentou o número de banheiros químicos, e com eles a repressão e o “choque de ordem”.  Aí foi prefeito fingindo tocar tamborim em tudo que é bateria da Sapucaí. Bobeou e o governador também entrou na dança, vestido de papagaio de pirata. Os dois em busca dos louros da vitória do povo do Rio, que superou, com sua alegria, o abandono das autoridades, a falta de segurança e o seu próprio desânimo, que o levava “paulisticamente” a anuais engarrafamentos nas estradas para a Região dos Lagos.

O povo do Rio, rejuvenescido, voltou para suas ruas no carnaval.

Há poucos anos eu corria de carro toda a cidade com meus filhos para mostrar para eles a nossa maior festa, e a gente via uma cidade deserta. Este ano, a cada evento escolhido, tivemos que evitar algumas multidões para chegar à multidão desejada. E cada um escolhia a sua. E Poderiamos ir a mais de uma. Fartura! Este é o Rio de Janeiro: Rio de alegria, de beleza, de criatividade. O povo se reconhecendo em seu carnaval.

E o carioca, que não gosta sequer de dias nublados, saiu na chuva, meteu o pé na lama, para cantar por aí:

“Eu sou o Rio, e rio à toa!
Só rio de quem me impede sorrir...”

Parabéns, Cidade MARAVILHOSA!

"Demorô!"

Um comentário:

Envie seus comentários